Saúde é TerriuS
Prazeres Funcionais

COGUMELOS

Os cogumelos em geral apresentam inúmeras propriedades medicinais e terapêuticas largamente reconhecidas há mais de 2000 anos.
Boletus edulis – ricos em vitaminas, proteínas, sais minerais e fibras. Apresentam baixo teor de gorduras e fácil digestão dos hidratos de carbono, com propriedades antivirais e antioxidantes reconhecidas. 

Shitake – ricos em proteínas, particularmente em aminoácidos essenciais, e em vitaminas. Apresentam-se como um alimento altamente funcional com largo espectro medicinal com benefícios ao nível do sistema cardiovascular, da pressão arterial e do colesterol. Fortalece o sistema imunitário e aumenta a resistência física, ajudando no combate a gripes e outros vírus. Largamente conhecido pelas suas propriedades anti-cancerígenas e como estimulante sexual. Baixo valor energético (35cal/100gr) e de gorduras. 


HORTÍCOLAS

Os produtos hortícolas em geral são ricos em vitaminas e sais minerais, apresentando inúmeros benefícios para uma vida saudável.

Tomate – rico em licopeno o tomate apresenta diversas características antioxidantes, elementos importantes na prevenção do cancro da próstata, melhora a saúde cardiovascular e ajuda a prevenir o envelhecimento. 


Pimentos – ricos em vitamina C, vitamina A e vitamina B6, apresentam propriedades antioxidantes, ajudam no controlo do colesterol, da diabetes, das cataratas, da osteoporose e da arterite reumatoide. 

 

FRUTOS

Os frutos em geral apresentam inúmeras propriedades benéficas à saúde e a uma vida saudável.
Castanha de Marvão – é um fruto altamente rico em hidratos de carbono e com baixo teor de gorduras, sendo ainda rico em vitamina C, sais minerais, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Estas características transmitem à castanha propriedades importantes que ajudam a fortalecer o sistema imunitário, os ossos e as articulações, além de propriedades antioxidantes, não contêm glúten. 


Maçã Bravo de Esmolfe – apresenta inúmeras características muitos positivas, sendo as mais relevantes as suas propriedades antioxidantes, diversos benefícios cardiovasculares e uma elevada bioatividade. Recentemente vários estudos através do Projecto 930 (Escola Superior de Saúde Egas Moniz) atribuíram-lhe propriedades anti-cancerígenas.

 

AROMÁTICAS 

As ervas aromáticas são conhecidas por apresentarem características terapêuticas e medicinais desde a antiguidade, utilizadas nas mais diversas ocasiões, em geral são-lhe reconhecidas as propriedades calmante e diuréticas.

Lucia-Lima – apresenta propriedades que facilitam a digestão, combatem a flatulência, as dores menstruais, as cólicas biliares e a ansiedade.

Hortelã-Pimenta – tem propriedades que facilitam a digestão, combatem as dores de estômago, as dores menstruais e as cólicas intestinais.

Tomilho-Limão – possui poder desinfetante, ajuda a combater a tosse, as dores de garganta, as constipações e a bronquite.